Robson Batata é percussionista autodidata, nascido em Belo Horizonte e começou a tomar gosto pela percussão já na infância.
Já acompanhou grandes nomes do samba como Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Diogo Nogueira, Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Aline Calixto, Walter Alfaiate, Nelson Sargento, WIlson Moreira, Monarco, Tia Surica, Toninho Geraes, dentre outros. Apresentou-se em diversos países: Argentina, Austrália, Portugal, França, Itália, Inglaterra e Estados Unidos.
Foi vencedor do prêmio Jovem Instrumentista BDMG 2010 e se apresentou em tradicionais casas de show do Brasil como Palácio das Artes (BH), Auditório Ibirapuera (SP), Sesc Pompéia (SP), Sesc Vila Mariana (SP), Carioca da Gema (RJ), Teatro Rival (RJ), Vivo Rio (RJ), Largo Teresa Batista, em Salvador, Feitiço Mineiro, em Minas, entre vários outros.
Participou de projetos importantes com destaque para: “Conexão Vivo”, com diversos artistas e grupos em Belo Horizonte; “Back to Black” (Londres e Rio de Janeiro), com Flávio Renegado, “Summer Stage”, com Samy, em Nova York; “Comida di Buteco”, ao lado de vários artistas; “Rock in Rio” 2013; “Minas Trend Preview”, “Do Morro ao Asfalto”, na capital mineira; “Samba do Compositor”, em BH e outras cidades do interior mineiro e “Vila Mix”.
Robson Batata é também um dos idealizadores do “Samba de Noel”, uma ação solidária que há mais de uma década caiu no gosto de BH e sem perder as raízes e o propósito, de levar entretenimento aos moradores da Região Leste, o evento resgata a alegria e a solidariedade da festa mais inspiradora do Natal.
Apresentou-se em importantes programas de TV como o Som Brasil em homenagem a Martinho da Vila, Programa do Jô, Sarau (Globo News) e Feira Moderna (Rede Minas) e Samba na Gamboa (TV Brasil).