Cleber Almeida é um defensor ferrenho dos ritmos que moldam a música brasileira. Considerado um dos importantes pesquisadores e divulgadores dos ritmos brasileiros da atualidade, o músico possui um álbum autoral de nome "Música de Baterista" na formação de Septeto, onde passeia pela polirritmia da cultura popular como o samba de gafieira, forró, valsa e maracatu.
Cleber tem misturado seu caldeirão de ritmos e diversas influências ao longo do tempo com alguns grupos que integra como o Trio Curupira, Trio Macaíba, Banda Mantiqueira, Hermeto Pascoal Big Band. Acompanha regularmente grandes nomes da música como Heraldo do Monte, Arismar do Espirito Santo, Antônio Nóbrega, Toninho Horta, Toninho Ferragutti. Lecionou durante 17 anos no Conservatório de Tatuí e ministrou aulas em diversos festivais no Brasil e exterior.
Apontado pela crítica especializada como um dos expoentes da bateria e da percussão brasileira seguindo os passos dos Mestres Nenê, Airto Moreira, Toninho Pinheiro, Robertinho Silva, Márcio Bahia, João Donato, Laércio de Freitas, Zé Menezes, Alaíde Costa, Sadao Watanabe, Fabiana Cozza, Osesp, Zé da Velha, Monarco da Portela, João Bosco são outros nomes que o músico já acompanhou em shows e gravações.
Ganhador de um Grammy Latino com Hermeto Pascoal Big Band "Natureza Universal" de melhor álbum de Jazz Latino de 2018, uma indicação ao Grammy Latino 2008 e para o Prêmio da Música Brasileira de 2009 com o Trio Curupira, álbum "Pés no Brasil cabeça no mundo".