Listen

Description

Otis Selimane Remane é percussionista, baterista, cantor, compositor e educador moçambicano. Aos 10 anos se introduziu a bateria. Aos 14 anos de idade começou a apresentar-se em shows como músico profissional, tendo tocado em diversos locais em Maputo e Festivais dentro e fora de Moçambique. 

No Brasil desenvolve projetos como o Mbirofonia Duo (grupo de pesquisa e faz releitura de música tradicional do sul de África e mescla com música Afro Brasileira), seu projeto de Música autoral The Otis Project, Coletivo de Percussão Moçambicana e Afro-Brasileira e trabalhando como side musician nas noites de São Paulo.

Trabalhou com renomados músicos de Moçambique, Jimmy Dludlu, Moreira Chonguiça, Isabel Novella, Cheny Wa Gune, Lenna Bahule, Tanselle, Xixel Langa e outros mais artistas da nova geração. 

Otis representou o Brasil, Portugal e a Finlândia em 2018. Nesse mesmo ano de 2018 Otis foi vencedor dos Novos Talentos do Jazz com o The Otis Project, um prêmio que lhe deu destaque e permitiu passar por grandes festivais de jazz do país: TUM Sound Festival, Sampa Jazz Festival, Savassi Jazz Festival. 

Em Junho de 2019 iniciou uma tour pela Europa onde passou pela Suécia, França, Portugal, Alemanha e Noruega tocando em festivais importantes como o Festival de Sines em Portugal e o Oslo Afro Arts Festival, na Noruega.

Concluiu seus estudos de Música com ênfase em Performance Musical na Universidade Estadual de Campinas no Brasil, onde atua também como estudante pesquisador em etnomusicologia.

Otis com seu trabalho como educador difunde além fronteiras a cultura e ritmos de Moçambique, dando a conhecer mais sobre o país. Já foi convidado para palestrar em várias escolas públicas e universidades falando sobre Moçambique e África em geral.

Como produtor e agente cultural no Brasil já produziu duas tournées do dj moçambicano Dj Faya e é fundador da Festa voltada aos africanos residentes no Brasil denominada ‘Sons D’África’.