Ele herdou dos pais a profissão de professor e passou para os filhos a militância. O convidado de hoje do Lado B de Brasília é mestre em história e atua como deputado federal pela Bahia, tendo sido secretário e ministro. Afonso Florence não se lembra ao certo como entrou para a militância, mas os tempos de ditadura militar influenciaram certamente.
O deputado foi convencido a entrar para a política e a única ressalva que tem é de não ter passado mais tempo com os filhos. Hoje, avô orgulhoso, ele tenta recompensar e conta da satisfação em poder ajudar com atividades da rotina, como dar um café da manhã aos netos, quando o filho e a nora precisam. "O tempo passou e eu percebi que teria curtido mais a vida se pudesse ficar mais tempo com meus filhos", ponderou.
Afonso Florence gosta de cozinhar, celebra o arroz com feijão tão típico dos brasileiros, e dá uma aula de história sobre diferenças regionais na alimentação. Como professor, ele indica a leitura da biografia de Lula (Fernando Morais), ouvir Milton Nascimento e dois filmes: "O milagre da cela 7" e "Mais que amigos: vizinhos".