Listen

Description

O Patriarcado é um Sistema Social baseado em uma cultura, estruturas e relações que favorecem os homens, em especial o homem branco, cisgênero e heterossexual.
Na Sociedade Patriarcal, prevalecem as relações de poder e domínio dos homens sobre as mulheres e todos os demais sujeitos que não se encaixam com os padrões considerados normativos de raça, gênero e orientação sexual.

O caso Mari Ferrer, que teve seu julgamento em segunda instância realizado na semana passada, dia 07/10/2021, onde o acusado foi absolvido do estupro pelos três desembargadores responsáveis pelo caso.

O caso causou trouxe uma grande repercussão e discussão sobre o Patriarcado enraizado na nossa sociedade.

A maternidade instituída no Patriarcado é um trabalho imposto a nós mulheres, que nos coloca em situação de vulnerabilidade em relação ao domínio masculino na sociedade.

Precisamos pedir demissão deste cargo imposto a nós mulheres ao longo de milênios da história das civilizações. E mais do que nunca precisamos provocar discussões sobre este assunto e buscar meios de mudar o nosso cenário.

O caso Mari Ferrer só prova o tipo de sociedade da qual fazemos parte e acontece num momento importante da nossa história.

A “maternidade” precisa ser vista conforme ela é, sendo uma responsabilidade tanto de mulheres como de homens e largar mão do conceito imbuído a ela, pelo Patriarcado ao longo da nossa história.

Esta é uma reflexão necessária.

Adriana Figueiredo, mãe do Miguel e do Rafael
Autora do livro: Estreia de Mãe - Uma história para toda mãe ler