Hoje vamos refletir sobre a FEMINILIDADE
Essa semana eu trouxe aqui um compilado de conceitos disponíveis na Internet que nos levam a refletir sobre o que é a feminilidade de fato e as conclusões que podemos tirar sobre o que é feminino na sociedade. Um assunto que vale a pena aprofundar o conhecimento, independente de ser você, uma mulher.
Por definição literal da palavra, o termo feminilidade é um substantivo que significa “qualidade ou caráter de mulher, atitude feminina”.
De maneira geral, a feminilidade está relacionada a um conjunto de atitudes e escolhas que são esperadas das mulheres em um contexto social.
Partindo desse princípio já é possível levantar algumas questões fundamentais a serem refletidas a partir do termo, tais como:
o que seria uma atitude feminina?
Quem criou e cria diariamente as definições do que é uma característica feminina e o que não é?
Como é o processo de julgamento social daquelas que optam por outros caminhos senão aqueles definidos como femininos?
Em uma sociedade que carrega a própria complexidade do ser humano, é necessário analisar mais profundamente para entender que não dá para simplificar ao compreender a feminilidade em toda sua potência, considerando o contexto envolvido.
Tanto é que, ao longo da história, grandes nomes da filosofia e ciência se debruçaram a categorizar e documentar a feminilidade - chegando aos primeiros registros do conceito.
Não dá para falar sobre a origem da feminilidade sem passar pelos estudos e definições de Freud. O médico psiquiatra e criador da psicanálise dedicou grande parte de seus estudos e de suas obras a entender o conceito de feminilidade e suas implicações sociais.
Por: Adriana C A Figueiredo
Autora do livro: Estreia de Mãe
Disponível no link da BIO do @estreiademae para você comprar físico ou e-book agora mesmo
Corre lá e adquira o seu e depois me conta sobre o que ele te fez refletir