Listen

Description

Três Tristes Tigres, de Guillermo Cabrera Infante, foi o melhor livro que li em 2020. Este é um livro que tem ritmo. É um livro-música, ou música em formato de livro. Não tem nada a ver com a temática, mas com o ambiente.
Havana, Cuba... Essencialmente é um livro que acontece à noite, entre idas e vindas de seus personagens por bares, cabarés, cassinos, apartamentos cobertos de daiquiri, run e fumaça.
A estrutura é um labirintio formado por histórias aparentemente aleatórias que se encaixam numa alegoria final de dois "sobreviventes" dessa boemia... Como na vida, há tristezas, alegrias, decepções e corações partidos. Algumas pessoas se casam, outras têm filhos, uns morrem... outros seguem, mudam, e alguns vão para Sierra Maestra fazer a Revolução.

Como uma música, há notas altas e baixas, há o ruído e o silêncio. Cabrera Infante recorre sua Havana pré-revolucionária a pé e de carro conversível. Nos entrega uma obra gigantesca, fundamental do boom latinoamericano, onde brinca com a linguagem (o livro está em cubano), entrega capítulos em branco e outros que precisam ser lidos na frente de um espelho.
Mostra a mesma cena por diferentes perspectivas, sempre narradas em primeira pessoa. Uma hora você confunde os narradores, mas encontra o ponto final da história. Genial!!
Como diz a sinopse, esse livro deveria ser lido somente à noite. #TresTristesTigres #GuillermoCabreraInfante #Livros