Quatro livros de Gabriel García Márquez para sair dos grandes sucessos. Um dos meus escritores favoritos, o colombiano Gabriel García Márquez é Nobel de Literatura de 1982, quando tinha 55 anos.
Com uma vida digna do realismo mágico, fez de uma cidade imaginária, Macondo, o cenário das suas obras e construiu sua carreira entre a literatura e o jornalismo, com semelhante genialidade.
Uma dica que sempre dou é tentar ler a obra de qualquer autor em ordem de publicação, especialmente a de García Márquez, pois você consegue acompanhar a evolução do autor, a construção do seu universo até que ela se concretize na fase de maturidade intelectual.
É justamente o que acontece com a construção de Macondo e da família Buendía. Quando aparece a cidade pela primeira vez e o nome de algum membro da família protagonista de Cem anos de Solidão, é perceptível a formação de personagens e cenários.
Eu li García Márquez em ordem e isso também permitiu aproveitar bem a obra dele como se fosse uma continuação. Mas não se preocupe se você não leu vários livros dele, e se não leu em ordem. Tampouco vai prejudicar a leitura e seu aproveitamento. De qualquer forma, o colombiano é maravilhoso em todos os seus livros e momentos.
Gabo, como era conhecido, tem grandes romances que já são clássicos da literatura mundial, como o já mencionado "Cem anos de Solidão" (1967) e o "O Amor nos tempos do cólera" (1985).
Mas sua obra é grande e genial, desde os contos até livros de não-ficção, e merece ser conhecida além dos "clássicos". Pensando nisso, no podcast de hoje eu vou indicar 4 livros dele fora do "clichê" do circuito de indicações e análises.
Todos com uma pegada de não-ficção, onde García Márquez demonstra que a genialidade casada com a pesquisa e a disciplina são uma fórmula concreta de êxito.
Comento também a relação de García Márquez e Vargas Llosa (tema do próximo podcast), a amizade e a briga dos dois e o motivo que separou os escritores do boom sul-americano.
Se gostou do podcast, compartilha com seus amigos e amigas e se inscreve nos canais do "Literatura".
Para ler mais resenhas e ver mais vídeos nesse estilo, acesse os links do perfil em outras redes sociais. #GabrielGarcíaMárquez #LiteraturaeAlgoMais #Podcast