Listen

Description

Comovente e poético, este livro nos conduz ao inferno de uma forma marcante e lírica.
Raami, uma criança de 7 anos, conta a história da sua família (Real) e do seu país, Camboja, sob o governo do Khmer Vermelho, uma associação ligada ao Partido Comunista do país, cujo objetivo era transformar o Camboja numa economia agrícola, sem conexão com o mundo exterior, onde o extermínio de opositores e o trabalho forçado eram alicerces.
A história começa em 1975, quando finalizada a Guerra Civil, e o Khmer toma o poder destituindo o governo, a família real que Raami é herdeira do trono. Imediatamente eles esvaziam as cidades e obrigam todos a ir para o campo trabalhar forçosamente, onde execuções sumários e brutais são realizadas constantemente.
Mas como o Camboja chegou a isso? A resposta tem conexão direta com a Guerra do Vietnã, com o apoio dos EUA e de outras nações.
Por isso, no vídeo de hoje, além de falar da obra de Ratner, faço uma contextualização política, social e histórica do livro e as causas que levaram um grupo genocida ao poder no Camboja com anuência da sociedade internacional.
Toda e qualquer homenagem a regimes ditatoriais não forma parte de liberdade de expressão. Forma parte de um crime, e por isso deve ser combatido com a força da lei.
#ÀSombradaFigueira #LiteraturaeAlgoMais #Livros