Listen

Description

Há muito que digo que o Brasil vive sim um período fascista. E isso sempre foi baseado em leituras e no estudo da história. Mas após ler "Fascismo Eterno", de Umberto Eco, essa minha opinião ganhou uma fundamentação forte.
Neste livro, Eco enumera 14 características do "Ur-Fascismo" ou "Fascismo Eterno", e na sua genial concepção basta que um Estado tenha apenas uma dessas características para viver o fascismo moderno.
E acredite: no Brasil de 2018 para cá, encontramos os 14 aspectos.
No episódio de hoje, eu falo do livro de Eco e da conexão entre o fascismo eterno e o Brasil. Para isso, analiso um parágrafo do livro, que transcrevo:
"É possível conceber um movimento totalitário que consiga reunir monarquia, revolução, exército real e milícia pessoal de Mussolini, os privilégios condedidos à igrejas e uma educação estatal que exaltava a violência e o livre mercado?".
O fascismo se define pelo medo do diferente, oposição ao saber, o uso excessivo do machismo, a repressão e o controle da sexualidade, o culto ao "líder" e um permanente estado de ameaça às instituições.
Confere o episódio de hoje que nele eu te conto mais. E se gostar, compartilha com seus amigos e amigas. #UmbertoEco #FascismoEterno #Livros