Victor Hugo é um dos maiores escritores da história, e talvez o mais popular de todos os tempos. Quando morreu, em 1885, dois milhões de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre dele até o Panteão, onde são sepultados os herois nacionais da França.
Uma das 12 avenidas do Plano Haussmann — plano urbanístico que modernizou Paris como a conhecemos hoje —, que deságuam no Arco do Triunfo, leva o seu nome.
A obra de Victor Hugo passa por 3 grandes temáticas e todas muito atuais ainda hoje, principalmente no Brasil: religião, sociedade e natureza.
Neste episódio, o quinto da série dos Meus escritoresfavoritos, eu indico 4 livros de Victor Hugo, focando, principalmente, nos três livros fundamentais para entender a tríade da obra do escritor francês.
E por que ler Victor Hugo em 2021? Ler Victor Hugo é resistir às injustiças sociais e através da literatura buscar um mundo mais justo.
E o prefácio de "Os miseráveis" serve para todas as suas obras:
"(...) enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis".
Ele salvou Notre-Dame uma vez. Cabe a nós, finalmente, salvar os miseráveis.
Confere o podcast que contextualizo a vida e a obra desse gênio.
Se gostou do podcast, compartilha com seus amigos e amigas e se inscreve no canal.
Para ler mais resenhas e ver mais vídeos nesse estilo, acesse o perfil em outras redes sociais. #VictorHugo #LiteraturaeAlgoMais #Podcast