Confúcio, ou K'ung Ch'iu (552 - 479 a.C.) foi um dos principais pensadores e filósofos do Oriente de todos os tempos. Nascido em Tsou, uma pequena cidade da China, Confúcio exerceu diversas profissões ao longo de sua vida, como pastor de animais e bibliotecário. Aos 30 anos, começou a lecionar tendo por meta melhorar a sociedade. Ao se tornar filósofo da corte, sua vida tomou uma nova direção. Com este título, Confúcio tentava fazer com que os governantes chineses dessem bons exemplos a serem seguidos pela sociedade. Para ele, um bom governo começava com a “virtude interior”, que faria com que os líderes ganhassem o respeito dos comandados. O Confucionismo é um sistema filosófico preocupado com as questões políticas, sociais, pedagógicas, éticas e religiosas. No século III a.C., o Confucionismo tornou-se a religião oficial do governo. A doutrina foi durante dois mil anos o principal pensamento filosófico da China. O Confucionismo tem como fundamento buscar a harmonia dentro do mundo e o caminho para a vida (Tao). Os seres humanos são, então, estruturados em quatro dimensões: o eu, a comunidade, a natureza e o céu. Para alcançar o equilíbrio dentro desses aspectos, as pessoas precisariam cultivar algumas virtudes consideradas fundamentais. São elas:
• Jen: é a bondade, virtude mais elevada para o confucionismo. Ele se caracteriza pelo amor ao próximo, reciprocidade nas condutas, benevolência e humanitarismo.
• Chun-Tzu: é o homem superior. Somente é alcançado esse nível da perfeição quando se é sábio, humilde, justo, amável, sincero. • Cheng-ming: é o comportamento adequado. Desta forma, o homem deve seguir regras de conduta e adequar seu comportamento durante as ações do dia a dia.
• Te: o poder e autoridade necessários para a governabilidade. Deve ser realizado de forma equilibrada e justa.
• Li: é a consciência da vontade dos céus. Os governantes devem proporcionar boas condições de vida ao povo para que possa cultuar seus ancestrais e deuses de forma adequada. Assim, a educação moral deve ser ofertada e os rituais permitidos. • Wen: as artes, músicas e outras expressões encaradas como riqueza da sociedade.
O Confucionismo acredita que esses conhecimentos e virtudes são as armas necessárias para alcançar a prosperidade da vida e para encontrar a paz interior.
🙏 Adquira os livros através do nosso link na Amazon:
Os Analectos:
https://amzn.to/3GSSG1B
Música: Binaural Beats DEEPEST Healing (https://youtu.be/3a-NsoanJKU)
=======================================
🎯 Corvo Seco é um grupo de estudos sobre a não-dualidade.
🙏 Ajude a manter nosso canal:
PIX: pixcorvoseco@gmail.com
📷 Instagram: https://www.instagram.com/corvoseco/📩 Entre em contato: contato@corvoseco.com.br