Trechos selecionados de discursos de Bhikkhu Bodhi.
Jeffrey Block ou Bhikkhu Bodhi, é escritor, tradutor e monge budista da tradição Theravada.
Nascido em Nova York no ano de 1944 e criado em uma família judaica, Jeffrey desenvolveu um interesse pelo conhecimento oriental durante os seus anos de faculdade de Filosofia.
Em 1967, enquanto ainda era um estudante, foi ordenado monge sramanera na ordem do budismo Mahayana vietnamita. Em 1972 concluiu sua pós-graduação em filosofia pela Claremont Graduate School, e logo após viajou ao Sri Lanka onde, através do mestre Ananda Maitreya, recebeu ordenação monástica do budismo Theravada.
Ao longo dos anos, Bodhi mergulhou no estudo das escrituras Pali e Budistas e contribuiu incansavelmente para a disseminação dos ensinamentos budistas no Ocidente, desempenhando um papel fundamental na tradução de textos importantes para o inglês.
Os ensinamentos de Bhikkhu Bodhi concentram-se nos princípios fundamentais do Budismo Theravada, como as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo.
Conhecido por sua clareza de expressão e sua capacidade de tornar conceitos budistas profundos acessíveis a um público amplo, Bhikkhu Bodhi transmite em seus ensinamentos um compromisso com a ação compassiva, encorajando os praticantes a integrar o Dharma em suas vidas diárias e a se envolverem em esforços para aliviar o sofrimento, tanto a nível individual como social.
“Se nossas mentes estão agitadas com raiva e ressentimento, nossos esforços para promover a paz provavelmente criarão mais conflitos e talvez mais violência. Uma mente irritada não é um instrumento confiável para promover a paz”.
Bhikkhu Bodhi.
“As atitudes contemporâneas não encaram com bons olhos as noções de impurezas e purificação e, à primeira vista, pode parecer um retrocesso que nos leva a um moralismo fora de época, talvez válido em uma época em que o pudor e o tabu dominavam, mas não para nós que representamos a vanguarda da modernidade emancipada.
Sem dúvida, nem todos nos deliciamos com o gozo do materialismo grosseiro e muitos dentre nós buscamos a iluminação e elevação espiritual, mas nós as queremos sob certas condições, e como herdeiros da nova liberdade, acreditamos que elas devam ser obtidas através de uma busca desenfreada por diferentes experiências, sem nenhuma necessidade em particular de introspecção, mudança pessoal ou autocontrole”.
Bhikkhu Bodhi.
“O propósito de todo o insight e entendimento iluminado é o de libertar a mente das impurezas e o Nirvana, o objetivo do ensinamento, é definido de forma clara como a libertação da cobiça, raiva e delusão.
Sob a perspectiva do Dharma, as impurezas e a pureza não são meros postulados de um moralismo autoritário, mas fatos reais e concretos, essenciais ao entendimento correto da situação humana no mundo.
Como fatos da experiência de vida, as impurezas e a pureza apresentam uma diferença fundamental tendo um significado crucial para aqueles que buscam libertar-se do sofrimento. Elas representam os dois pontos entre os quais o caminho da libertação se revela – o primeiro é o problema e o ponto de partida, o último é a solução e o fim”.
Bhikkhu Bodhi.
Música: Relax In No Time - Tibetan Healing Music
( • Tibetan Healing Music • Singing Bowl,... )
=======================================
🎯 Corvo Seco é um grupo de estudos sobre a não-dualidade.
🙏 Ajude a manter nosso canal:
PIX: pixcorvoseco@gmail.com
📷 Instagram: / corvoseco
💻 Facebook: / corvoseco
📩 Entre em contato: contato@corvoseco.com.br