Listen

Description

"Mais vale prevenir do que remediar"? "Prevenir é o melhor remédio"?.

Ok ok, então vamos lá a saber o que é isto da prevenção, qual a sua finalidade e ter umas noções para a implementar adequadamente, mas numa perspetiva não tão conhecida por toda a gente. Porque nem tudo será prevenível, nem tampouco tudo o que se promove como medidas preventivas serão sempre "o melhor remédio". E o futuro da prevenção? (esse assunto ficará para outro dia...)

Hoje para melhor acompanhamento, deixo notas de episódio com tempos e bibliografia.

 #1:00 Uma introdução mais prolongada e um pouco lentificada/gaguejada, lol, sobre o podcast, para os recém-chegados. #SemEnsaios

 #4:40 O que é a prevenção? Haja saúde! Medicina curativa "versus" medicina preventiva. Importância da Prevenção nos Cuidados de Saúde Primários, na Saúde Comunitária e nos custos-benefícios para a Sociedade.

 #8:30 Divisão da prevenção em níveis (seus objetivos e exemplos), conceitos de doença (disease) e dolência/estar doente (illness).

 #10:20 - Prevenção primordial (ex: leis anti-tabágicas).

 #11:15 - Prevenção primária (ex.: vacinação).

 #12:00 - Prevenção secundária (ex.: rastreios e exames de deteção precoce).

 #15:00 - Prevenção terciária (ex.: reabilitação e medicação crónica após enfarte cardíaco)

 #16:30 - Prevenção quaternária (ex: "excessos da medicina", sobreutilização, sobrediagnóstico, sobretratamento) - conceito original (17') e conceito revisto (20'), alargado aos outros níveis de prevenção; riscos dos 'check-ups'/'análises de rotina anuais' (21'-23').

 #24:30 - Prevenção quinquenária (prevenir o erro atuando no bem-estar do profissional de saúde) - o crescente esgotamento/'burnout' dos profissionais de saúde (e não só), antes, durante e após a pandemia. #MuroDasLamentações #BeStrong

 #29:00 - Top das principais intervenções preventivas #NãoPercamPróximoEpisódio #PorqueNósTambémNão x)

Erratas:

» 18min: sobre o valor preditivo de exames associados à clínica e outras características dos testes - http://www.epi.uff.br/wp-content/uploads/2014/08/testes-diagnosticos2017a.pdf.

» 21min: vacinação: quando é dito por "lapso" que a vacina "não foi adequadamente estudada", deve ouvir-se que em estudos de fase III envolvendo menos doentes não foram percebidos efeitos secundários graves, entretanto percebidos na implementação de planos vacinais em larga escala, ainda que numa proporção muito rara de casos e sem prejuízo do balanço benefício-risco individual e populacional.

» 26min: "indústria farmacêutica" não é um mau bicho-papão: terá naturalmente o seu papel na medicalização da sociedade e na "promoção da doença" (disease-mongering), mas tem obviamente um papel essencial na formação médica, na inovação e na criação de novos medicamentos, beneficiando doentes e a sociedade.

Bibliografia do episódio / sugestões de leitura:

 » "Too Many Types of Prevention?"  - https://tinyurl.com/TMTOP

 » "Da prevenção primordial à prevenção quaternária" - https://tinyurl.com/DPPAPQ

 » "Quaternary prevention: reviewing the concept - Quaternary prevention aims to protect patients from medical harm" - https://tinyurl.com/QPRTCQP

 » "Check-ups" - https://tinyurl.com/MGFCHKuP

 » "Portugueses valorizam mais os exames do que os conselhos dos médicos" - https://tinyurl.com/publicoRotina

 » "Prevenção quinquenária: prevenir o dano para o paciente, actuando no médico" - https://tinyurl.com/PrevQuinq

Anchor: https://anchor.fm/mgf-fora-da-caixa

Facebook: https://www.facebook.com/mgfforadacaixa/

Instagram: https://www.instagram.com/mgf_fora_da_caixa/

Spotify: https://open.spotify.com/show/0PRUfT40CwxkZbEV9GvcBs