No Instituto Superior Técnico (IST) está exposto um fragmento de um meteorito recuperado em 1877, em São Julião de Moreira (localidade na região de Ponte de Lima que lhe deu o nome oficial). Quando lá caiu, isso, (ainda) não se sabe; pode ter acontecido milhares de anos antes de aquele território ser Portugal. Apesar de à primeira vista parecer uma pedra muito escura, na verdade trata-se de um pedaço de um asteróide, ferroso, rico em ferro e níquel, muito denso, bem mais pesado do que parece. E é muito mais do que objeto; é um pedaço de História vindo da imensidão do universo. Para sabermos mais sobre este Meteorito de São Julião de Moreira, neste episódio de 110 Histórias | 110 Objetos recebemos Zita Martins, astrobióloga de referência mundial e professora associada do IST e Manuel Francisco, professor associado do IST e diretor dos museus de Geociências do Técnico.
A conversa, educativa e divertida, aconteceu no Museu Décio Thadeu, e nela fala-se de calhaus, de ciência, de quebrar todas as regras, de cinema, e até de uns... astronómicos três contos de reis nos finais do século XIX.
Pode ouvir na íntegra AQUI
[https://bit.ly/3mVarVX]
Agradecimento à EuroNews pela cedência do áudio de uma reportagem emitida a 17/10/2013, aquando da recuperação do Meteorito de Tcheliabinsk.
Saiba mais sobre esta história e todas as histórias que aqui contamos em 110.tecnico.ulisboa.pt
"110 Histórias | 110 Objetos" é um programa do Instituto Superior Técnico, com produção366 IdeiasÉ feito por Joana Lobo Antunes, Pedro Garvão Pereira, Sílvio Mendes e Filipa Soares da Área de Comunicação Imagem e Marketing do Técnico, com realização de Marco António