Manuel Abreu Faro foi umas das figuras mais marcantes da ciência portuguesa no século XX, que ajudou a criar condições para o aumento significativo do número de cientistas em Portugal. Mas foi também um professor que marcou gerações de estudantes do Instituto Superior Técnico com as suas inesquecíveis aulas teóricas na área das telecomunicações e da eletrónica. No seu antigo gabinete descobriu-se, recentemente, um Kit de Eletromagnetismo, o que demonstra para além da componente teórica, tinha também um genuíno interesse pela tecnologia e por comprovar aquilo que ensinava. O objeto permite realizar múltiplas experiências básicas de eletromagnetismo e vai continuar a manter vivo o espírito de Abreu Faro. Estará no Museu Faraday a inspirar os mais novos que poderão usar o kit para fazer experiências científicas.
Esta é a conversa com Custódio Peixeiro, professor da área científica de Telecocimunicações do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, acerca de Manuel Abreu Faro.
Reportagem: Marco António (366 Ideias) Pré-produção: Joana Lobo Antunes, Pedro Garvão Pereira, Sílvio Mendes e Filipa Soares (Área de Comunicação Imagem e Marketing do Técnico)
Saiba mais em 110.tecnico.ulisboa.pt