Listen

Description

Até onde pode chegar uma ideia? De uma disciplina do Instituto Superior Técnico criada nos anos 80 para que os estudantes pusessem as mãos na massa, com recurso ao engenho de rodas de patins e motores de para-brisas comprados na Feira da Ladra, nasciam os primeiros AGV's, veículos guiados automaticamente. Ou o “cangalho” no termo carinhoso dos seus autores. Do Técnico à indústria foi um pequeno passo, tendo a tecnologia sido adaptada para a criação de quatro complexos robots para transporte automático de materiais nas fábricas da empresa Efacec. Já nos anos 90, a escala voltava a multiplicar-se e o conhecimento do Técnico / ISR seria selecionado para aplicar nos veículos (verdadeiros camiões com 8,5 metros de comprido, 2,5 metros de largura e 3 metros de altura) que terão a missão de fazer a manutenção das paredes do gigante reator de fusão nuclear do ITER-França (International Thermonuclear Experimental Reactor), um dos maiores projetos científicos da área.

Esta é a versão alargada da conversa com Isabel Ribeiro, professora catedrática aposentada do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico e Professora Distinta do Técnico.

Reportagem: Marco António (366 Ideias) Pré-produção: Joana Lobo Antunes, Pedro Garvão Pereira, Sílvio Mendes e Filipa Soares (Área de Comunicação Imagem e Marketing do Técnico)

Saiba mais em 110.tecnico.ulisboa.pt