No início deste século, os professores do Técnico aproveitaram a abertura do campus Taguspark (Oeiras) e o entusiasmo que o Rally provocava nas gerações mais novas para construir o projeto pedagógico SUBA, transversal a vários cursos. O objetivo inicial era que os estudantes pudessem estudar os sistemas elétricos e eletrónicos do carro, mas o alcance alastrou-se a grande velocidade. Os estudantes puderam conduzir os carros (com cerca de 40cm de comprimento) através de programação, testando-os em pistas criadas no chão dos laboratórios e garagens do Técnico. Parece uma competição, mas foi uma forma prática de substituir os métodos tradicionais e levar os estudantes “para a aplicação de fazer engenharia”.
Esta é a versão alargada da conversa com Moisés Piedade, professor aposentado do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico.
Reportagem: Marco António (366 Ideias) Pré-produção: Joana Lobo Antunes, Pedro Garvão Pereira, Sílvio Mendes e Filipa Soares (Área de Comunicação Imagem e Marketing do Técnico) Apoio à Produção: Natália Rocha (Instituto Superior Técnico)
Saiba mais em 110.tecnico.ulisboa.pt