Listen

Description

O processo de transição na pecuária, no qual os filhos assumem a propriedade dos seus pais, é conhecido como sucessão familiar e se constrói com base em três características: trabalho, propriedade e gestão. Ela não envolve somente a transferência patrimonial, mas a transferência do poder de decisão, de responsabilidade e de autoridade, pontos essenciais no comando de uma fazenda. E é aí que o bicho pega!

Os conflitos surgem a medida em que, jovens, movidos pela inovação, conhecimento e pela nova forma de fazer pecuária tendem a querer aprimorar, ainda sob gestão dos parentes, processos que já estão consolidados alterando assim condutas tradicionais do negócio. Também é comum que a sucessão seja discutida somente após o falecimento do patriarca ou da matriarca, aí a história da família se mistura à da fazenda, ao amor pela terra e pelo negócio tornando tudo muito mais complexo do que se fosse feito antecipadamente.

O fato é: precisamos preparar as fazendas dessa geração para receber as próximas que virão mas como? Esse é mais um ProdapCast e hoje vamos bater aquele papo sobre sucessão: Como o negócio pode ser preparar para continuar prosperando ao longo das gerações familiares? E o sucessor, como fica? É uma responsabilidade enorme fazer a gestão do negócio da família, como se preparar? Fatores emocionais e financeiros são importantes nessa transição, como lidar?