O AVC, também conhecido como “derrame”, decorre da alteração do fluxo sanguíneo que deveria chegar ao cérebro, causando a morte de células presentes na região atingida. Segundo a OMS, o AVC é a principal causa de incapacidade no Brasil, com uma incidência anual de 108 para cada 100 mil habitantes.
Tipos de Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Sintomas e sinais de alerta:
Como diminuir o risco de ter um AVC?
Nem todos os problemas de saúde que aumentam os riscos de se ter um AVC podem ser evitados, mas em alguns casos maus hábitos de vida podem aumentar esse risco. Para tanto, é saber que medidas podem ser tomadas para evitar que esse dano aconteça:
Tratamento
Pra quem já teve AVC, uma parte importante do tratamento é o processo de reabilitação que, às vezes, começa já no hospital porque o objetivo é que o paciente aprenda a conviver com a sua nova situação e restabeleça sua mobilidade, suas habilidades funcionais e independência física e psíquica. Esse processo de recuperação ocorre quando a pressão arterial, o pulso e a respiração estabilizam, que geralmente é um ou dois dias após o AVC. Nesse momento, o paciente vai receber assistência de equipe multiprofissional, formada por neurologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
O processo de reaprendizagem vai exigir muita paciência tanto da pessoa que sofreu o derrame quanto de quem vai cuidar dele. Outro aspecto de considerável importância é a reintrodução do indivíduo no convívio social, seja por meio de leves passeios, compras em lojas ou quaisquer atividades comuns à sua rotina normal.
O processo de reabilitação com fisioterapia, fonoaudiologia e adjacentes pode ser longo e difícil, mas é recompensador e vale muito a pena. Nesse sentido, os 3 primeiros meses de recuperação são vitais porque é nessa fase que o cérebro pode reaprender com mais facilidade ou recuperar parte das funções perdidas por causa do derrame.
Então é isso, pessoal, concluímos o Conversa Saudável de hoje. Se vocês tiverem alguma dúvida sobre prevenção ou tratamento de doenças crônicas, ou ainda sobre o assunto de hoje, fale com a gente comentando aqui ou indo em Fale conosco no link que deixamos na descrição.
Inscreva-se também em @saudavel.uff no Instagram para ficar por dentro das novidades.
Muito obrigado, e até a próxima Conversa Saudável.