A osteoporose é uma condição que faz com que os ossos se tornem mais porosos e percam a densidade, resultando em ossos que se quebram com mais facilidade. Essa condição, pode afetar pessoas de ambos os sexos, mas é mais comum em mulheres depois da menopausa. No entanto, ela também pode afetar pacientes jovens e pacientes do sexo masculino.
A osteoporose é capaz de causar essa perda de densidade em todo o esqueleto, mas especialmente em ossos como os do punho, da coluna e a cabeça do fêmur. Muitas pessoas não sabem que têm osteoporose até a primeira fratura, e por isso é chamada de “doença silenciosa”.
Estima-se que mais de 200 milhões de mulheres tenham osteoporose. Isso é mais do que as populações combinadas da Alemanha, do Reino Unido e da França. A boa notícia é que a osteoporose pode ser diagnosticada e tratada e as fraturas, muitas vezes, evitadas através de escolhas de estilo de vida saudável e tratamento medicamentoso adequado para os pacientes diagnosticados.
Uma das causas relacionadas ao surgimento da doença é a redução nos níveis do hormônio estrogênio, que faz com que o depósito de minerais e cálcio nos ossos não aconteça mais com tanta efetividade, resultando no enfraquecimento dos ossos. Entre os fatores de risco para a osteoporose estão o baixo consumo de vitamina D e cálcio, o tabagismo, a vida sedentária e outras condições, como a diabetes e a artrite.
Ainda que a doença não dê muitos sinais, essa doença que pode ser dor crônica, tem como sintomas a estatura que diminui, perda de qualidade de vida e ossos ou membros que ficam deformados, se tornando mais tortos. O diagnóstico da osteoporose é feito por meio de exames como a densitometria óssea.
O tratamento da osteoporose envolve o uso de medicamentos, a realização de exercícios físicos com a orientação de um médico e um fisioterapeuta, em alguns casos, a reposição hormonal. Por isso, não deixe de procurar um especialista. Cuide-se!!
Ouça nosso podcast, Conversa Saudável disponível no link da bio. Siga também o @saudavel.uff para acompanhar as novidades!
Em caso de dúvida, deixe a sua mensagem aqui ou em Fale Conosco pelo link na bio.