A Importância do Ar
💨💨💨💨💨💨
O ser humano pode viver vários dias sem alimentos, poucos dias sem água, mas apenas alguns breves minutos sem ar. Esse elemento é essencial para manter a vida. Sem ar a pessoa morre, ou o seu cérebro pode sofrer danos permanentes, num espaço de 5 minutos.
Por que é o ar tão importante?
O ar que respiramos tem oxigénio. Em cada inspiração, este gás passa para os glóbulos vermelhos, que o levam a todas as células do corpo. Todas as células precisam de oxigénio para funcionar. Nesse mesmo processo, os glóbulos vermelhos transportam o dióxido de carbono para os pulmões. Quando expiramos, esse gás e o ar pobre em oxigénio são forçados a sair dos pulmões.
Ventilação
Uma ventilação deficiente das divisões da casa pode provocar dores de cabeça, tonturas e dificuldades de concentração. Porquê? Quando o mesmo ar é respirado repetidas vezes, o teor de oxigénio diminui e aumenta o de dióxido de carbono e de outros resíduos. Um ar pobre e maus hábitos respiratórios podem ajudar a provocar depressão, irritabilidade, exaustão e fadiga crónica. Ao praticarmos exercício, qualquer coisa como 120 litros de ar entram e saem dos nossos pulmões, por minuto, mas, em repouso, apenas cerca de 5 litros. O exercício físico aumenta a circulação de sangue rico em oxigénio em todas as zonas do corpo. Assim melhoram o nosso nível de energia e a sensação de bem-estar.
A Solução
1. Mantenha as janelas abertas e deixe entrar o ar fresco. Sempre que possível, durma com uma janela aberta.
2. Faça exercício ao ar livre. Isso fortalecerá os seus músculos respiratórios e aumentará a capacidade dos seus pulmões.
3. Adopte uma boa postura. Sente-se direito com os ombros puxados para trás. Isso permitirá uma respiração mais profunda.
4. Habitue-se a respirar mais profundamente. Várias vezes por dia, faça várias inspirações profundas. 5. Tenha algumas plantas verdes em casa. Elas eliminam muitos poluentes e usam o dióxido de carbono, trocando-o por oxigénio.
A Contaminação do Ar e Outros Perigos
Um dos piores inimigos de uma respiração livre é o tabaco. Fumar faz com que as vias aéreas normais se congestionem e se irritem. A nicotina existente no tabaco reduz o calibre das pequenas artérias; o monóxido de carbono interfere directamente com a capacidade que os glóbulos vermelhos têm de transportar oxigénio. Juntos, diminuem a resistência e estreitam e endurecem as artérias. Muitos fumadores não se apercebem do perigo que o fumo do tabaco representa para as outras pessoas. Fumar em segunda mão pode ser tão mortal como o tabaco é para o fumador. Os filhos de fumadores, que são forçados a respirar esse ar poluído durante muito tempo, correm um risco maior. Os fumadores que deixam de fumar começam a melhorar quase imediatamente. O melhor favor que pode fazer ao seu corpo, é deixar de fumar e passar a respirar livremente.
Algumas regiões do mundo sofrem de contaminação do ar. Se, onde vive, o ar também é poluído, afaste-se das piores concentrações, e não faça exercício físico no exterior, quando o ar está poluído.