Os Usos Internos Da Água
🧊🚰🚰🚰🚰🚰🚿🚿
A água é o principal componente do nosso sangue. Cerca de 70% do nosso peso total é água. O nosso corpo usa a água para arrefecer e para se limpar, e também para manter o equilíbrio químico adequado do organismo. Perdemos água quando transpiramos, na respiração e nos dejectos do corpo.
A perda de 20% de água do nosso corpo pode ser fatal. Os atletas que bebem água apenas para acalmar a sede, não têm a mesma resistência que aqueles que ingerem a mesma quantidade de água que perdem. Os atletas que bebem mais água não se cansam tanto e a temperatura do seu corpo mantém-se muito perto do normal.
Que quantidade de água devemos beber?
Forçar o corpo a trabalhar com quantidades limitadas de líquido é como tentar lavar a louça do jantar com um copo de água. Devemos beber a água suficiente para manter a urina clara. Geralmente, isso representa oito copos por dia. A sede não é um indicador fiel da quantidade de água de que necessitamos. Todas as bebidas são constituídas, sobretudo, por água. É relevante que tipo de líquidos bebemos? A água pura é o melhor líquido para o corpo. A maioria das bebidas contém açúcar, que pode retardar a digestão, contribuir para o aumento de peso, provocar flutuações no nível de açúcar no sangue e requerer mais água para a sua metabolização. Os refrigerantes do tipo “cola” contêm fósforo, que pode reduzir o cálcio do organismo e contribuir para a fragilidade dos ossos. Quase todos os refrigerantes contêm aditivos artificiais, que podem irritar o estômago ou sobrecarregar os rins ou o fígado. A cafeína encontra-se no café, no chá e em muitos refrigerantes. Pode fazer subir a pressão arterial, o nível de glucose e de gorduras do sangue. Estimula o sistema nervoso central e pode provocar irritação, ansiedade, tremores, fadiga crónica e insónia. Tanto a cafeína como o álcool são diuréticos, e, por isso, gastam água do corpo, em vez de o hidratar.
Que consequências resultam de não se beber a água suficiente? Os rins têm de trabalhar muito mais para expulsar os resíduos tóxicos, e podem ficar doentes. Todas as células do organismo precisam de água para funcionar bem, por isso, uma ingestão incorrecta de água pode provocar problemas e doenças. Fadiga e dor de cabeça são o resultado vulgar de se beber muito pouca água.
O Uso Externo da Água
O uso externo da água é importante. Os banhos regulares ajudam a limpar a sujidade e os detritos da pele. A água fria pode ajudar a reduzir a febre e a água quente pode transmitir calor ao corpo arrefecido. Um banho de água quente ajuda a relaxar e a conciliar o sono.
Tem dificuldade em se levantar de manhã? Experimente terminar o seu duche quente com um banho frio, ou uma fricção da pele com uma toalha molhada em água fria. Não esqueçamos que a água é a substância mais importante para o nosso organismo. Usemo-la abundantemente para gozarmos de boa saúde e vitalidade