Listen

Description

A Luz do Sol

☀️☀️☀️☀️☀️☀️☀️

O Que a Luz do Sol pode fazer por Nós

Sem dúvida reconhece a importância que tem o Sol para manter a vida nesta Terra. Sabe que dá calor, luz e alimento. O que pode a luz solar fazer pela sua saúde pessoal?

A luz do Sol mata as bactérias. Por isso, é importante expor ao Sol e ao ar os cobertores, as almofadas e outras peças de roupa de cama que não se lavam tão frequentemente. Abra as janelas da sua casa sempre que possível. Esta prática permitirá que a luz do Sol penetre e mate as bactérias, e evite a formação de bolores. A imunidade aumenta com a exposição à luz do Sol, e melhora a resistência do corpo à infecção. Os glóbulos brancos multiplicam-se, especialmente os linfócitos protectores, bem como os anti-corpos. Estes efeitos podem durar até três semanas. Se nos expusermos ao Sol durante dez minutos duas vezes por semana, podemos reduzir, de modo considerável, a incidência das constipações. Uma pele moderadamente bronzeada também suporta melhor as infecções.

Os ossos são fortalecidos pela luz do Sol. Ela permite que o corpo produza vitamina D, que ajuda à absorção de cálcio, nos intestinos, e ao seu depósito, na formação de ossos saudáveis. A luz solar evita o raquitismo e ajuda a evitar e a inverter a osteoporose. Também ajuda a diminuir a incidência das cáries dentárias. As células vermelhas do sangue funcionam melhor depois de expostas ao Sol. Essa exposição aumenta a capacidade que o sangue tem de levar oxigénio às células do corpo. Isso ajuda a aumentar a sua energia e resistência, e a evitar muitas doenças. O colesterol é moderadamente reduzido pela exposição à luz solar, mas é transformado em vitamina D, na pele, em presença da luz do Sol não filtrada.

A luz solar também promove uma sensação de bem-estar, e o humor é melhorado. Uma exposição diária à luz do Sol natural aumentará a produção de melatonina, que também melhora o sono. Para a maioria das pessoas a luz do Sol é uma terapia importante, especialmente se for combinada com exercício, na prevenção e tratamento da depressão aguda e crónica. Lembre-se tentar apanhar toda a luz solar que puder, durante os meses frios e sombrios do Inverno. A luz do Sol também tem propriedades curativas. As feridas da pele curam muito mais depressa com curtos períodos de exposição diária ao Sol. A luz do Sol também ajuda a aliviar a dor nas articulações inchadas afectadas pela artrite e alivia alguns sintomas da síndroma pré-menstrual (SPM). É muito menos provável o aparecimento de cancro da mama, do cólon e da próstata, em pessoas que se expõem de forma correcta à luz solar.

ADVERTÊNCIA

A luz do Sol em quantidade moderada é maravilhosa. A exposição prolongada é perigosa! Limite a sua exposição ao Sol. Uma exposição de até 30 minutos é um objectivo realista para a maioria das pessoas. Inicialmente, pode ser aconselhável limitar-se a 5 minutos, se for de pele clara, ou a 15, se for de pele mais escura, aumentando gradualmente. Não esqueça que a pele molhada se queima mais rapidamente do que a pele seca e que os raios ultra-violeta do Sol podem reflectir-se na neve, na areia e na água, aumentando muito a sua exposição. Mesmo em dias encobertos, os raios ultra-violeta ainda podem queimar.

Nunca deve chegar ao ponto de se queimar. As queimaduras solares aumentam o risco de cancro da pele. O melanoma maligno, a mais mortal forma de cancro da pele, mata milhares de pessoas por ano.