Listen

Description

Quinta, 09 de Setembro

🌍🌍🌍🌍

A Nova Terra

O AT e NT falam repetidas vezes da recompensa dos justos. E assim que Paulo, escrevendo aos Romanos, afirma que Deus irá conceder vida eterna “aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade” (Rm 2:7). No entanto, antes de examinarmos os ensinos bíblicos sobre o tema, é preciso averiguar o tempo em que os justos irão viver nesse glorioso lugar.

A Bíblia ensina claramente que por ocasião da morte os seres humanos entram num sono inconsciente (ver Morte I.C.4). Esse estado perdura até a ressurreição. Os mortos não voltam a viver senão quando soar a trombeta da ressurreição. Assim sendo, todos, justos e injustos, só recebem a recompensa que lhes cabe em sua respectiva ressurreição.

Segundo a Bíblia, os remidos passarão o milênio no Céu. Depois disso, com a cidade celestial, voltarão para a Terra, onde viverão eternamente. A Terra renovada é o tema do restante deste artigo.

O Lugar de Habitação dos Remidos no AT

Dentre as promessas feitas a Israel, várias tratam extensivamente de uma Terra renovada sob a autoridade do Messias prometido. Essas promessas descrevem um povo feliz numa bela Terra, onde todas as coisas são boas e pacíficas. Elas descrevem o que podería ter sido, caso Israel tivesse cumprido suas obrigações pactuais (ver Dt 28:1, 2, 13, 14). Na realidade, por causa da milenar apostasia e rebelião dessa nação, que culminou com a rejeição de Jesus como o Messias, Israel perdeu seu direito ao cumprimento dessas profecias condicionais de gloriosa felicidade.

A igreja cristã passou a ocupar o lugar de Israel, na condição de nação espiritual. As advertências e profecias dadas a Israel são agora aplicáveis à igreja cristã. Assim sendo, embora a aplicação primária das profecias do AT sobre uma Terra renovada se refira à terra renovada de Israel, a aplicação secundária, feita à luz dos escritos do NT, é à nova Terra aguardada pelos cristãos fiéis.

Devido à natureza condicional dessas profecias, nem todos os detalhes podem ser aplicados à nova Terra descrita em Apocalipse 21 e 22; entretanto, não há dúvida de que a visão do AT sobre a “nova Terra" é muito parecida com a visão apresentada no NT e pode seguramente ser aplicada ao lar eterno dos redimidos. Muitos aspectos dos ensinos do AT a respeito da nova Terra devem ser considerados.

Um Novo Reino

Isaías anuncia a determinação de Deus: “Pois eis que Eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas" (Is 65:17; cf. 42:9; 43:19; 66:22). Na intenção original, Canaã deveria ser miraculosamente renovada. As “coisas passadas”, as tristes lembranças do cativeiro e da dominação, deveriam ser esquecidas. De acordo com F. Delitzsch, “Yahweh cria um novo céu e uma nova terra tão fascinantes por sua glória e que satisfazem tão plenamente todos os desejos, que ninguém mais se lembra das coisas antigas nem as deseja de volta” (2:464).

Não só os céus e a terra seriam renovados; o espírito dos habitantes da nova terra seria novo. Deus lhes daria um novo coração e um novo espírito (Ez 11:19; 18:31; 36:26) em lugar do velho coração de pedra. Sobre esse novo coração seria escrita a lei da nova aliança divina (Jr 31:31-34).