Listen

Description

“O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Ou seja, é uma opressão, nas suas mais diversas formas, das mulheres feita pelos homens e em alguns casos pelas próprias mulheres.”

5 situações comuns de machismo no ambiente de trabalho

1. Interromper a fala – ou manterrupting Segundo um estudo da Universidade George Washington, homens costumam falar mais durante reuniões e frequentemente interrompem desnecessariamente suas colegas.

Ninguém gosta de ser interrompido, mas essa situação acontece com tanta frequência com mulheres, especificamente no ambiente corporativo, que ganhou um termo próprio: manterrupting. O termo é a junção das palavras man e interrupting (do inglês, homem e interromper, respectivamente) no qual significa, literalmente, interrupções masculinas. Acontece quando um colega homem interrompe a fala de sua colega durante uma reunião ou apresentação e não a deixa continuar a expor sua ideia.

2. Explicar coisas óbvias – ou mansplaining

O mansplaining é quando um homem explica a uma mulher um assunto simples ou alguma coisa da qual ela tem já tem domínio de forma óbvia e didática, subjugando a inteligência da ouvinte.

O termo vem do inglês (man, homem e plainer, mais claro) e pode ser traduzido como “homens explicando”. Ele foi criado em 2008 pela romancista Rebecca Solnit após um homem explicar para ela sobre um livro que ela mesma escreveu. O episódio deu origem ao livro “Os homens explicam tudo para mim”.

3. Repetir as ideias expostas de outra forma

Da mesma forma que explicar coisas óbvias a uma mulher subjuga sua capacidade intelectual, explicar suas ideias ao grupo de uma forma “mais didática” também a diminui. Isso porque mostra que, para a ideia ser aceita, ela precisa ser dita por um homem – e muitas vezes acaba levando o crédito por ela também.

4. Roubar ideias (e créditos)

Mulheres têm menor chance de ter suas ideias corretamente atribuídas a elas. Algumas das grandes descobertas e criações da humanidade são creditadas a homens, quando na verdade foram mulheres suas verdadeiras estrelas.

Por exemplo, Ada Lovelace escreveu a primeira linha de código para ser processado em máquina em 1843, o que a torna a primeira programadora da história. Porém, seu reconhecimento como pioneira veio após Alan Turing ter referenciado seu trabalho.

Dentro do ambiente de trabalho, isso ocorre quando um homem apresenta ideias de sua equipe como se fosse de sua autoria e aceita os créditos por elas, mesmo quando não se envolve na sua execução ou concepção. Uma boa prática é dar os créditos a todos os envolvidos na área.

5. Fazer piadas sobre TPM

Quando você fala que a objetividade da sua colega é por causa da TPM (tensão pré-menstrual), está reduzindo os sentimentos femininos a hormônios. Isto é uma forma machista de diminuir a voz da mulher, pois a mesma atitude é interpretada de forma diferente quando vinda de um homem.