Listen

Description

Ainda existem muitas dúvidas sobre o tratamento com canabidiol para Parkinson. A Dra Manuelina Brito participou da equipe que realizou o Estudo da USP Ribeirão Preto com pacientes de Parkinson. 

Neste podcast, ela conta quais foram os resultados, desafios e insights alcançados neste estudo e o que devemos ter em mente ao buscar o tratamento com canabidiol para Parkinson.

Ação do Canabidiol para Parkinson

Os resultados do estudo demonstraram que algumas pessoas respondem muito bem ao canabidiol. Mas ainda não sabemos o que essas pessoas têm de diferente que faz com que elas respondam tão bem. Ou seja, qual é o perfil de pacientes que pode se beneficiar desse princípio ativo.

É por este motivo que ainda não consideramos o canabidiol para Parkinson como primeira escolha para o tratamento de todos os pacientes. 

Outro aspecto interessante do estudo foi a avaliação do grau de satisfação do paciente com o tratamento com canabidiol. Ao avaliar o fator "impressão global do paciente", uma escala onde o paciente relata se se sentiu melhor com o tratamento, grande parte dos pacientes relataram se sentir melhor.

Esse aspecto pode ser um dos fatores que explica porque o canabidiol para Parkinson está ganhando tanto destaque. O nível de bem-estar mais alto está relacionado a uma sensação de melhora.

Algo muito relevante que este estudo nos trouxe é que ainda não é o momento de depositar todas as fichas no canabidiol, já que ainda não temos o embasamento científico para saber com certeza qual é o paciente que pode obter melhoras em seu quadro usando esta substância.

Saiba mais sobre o canabidiol, lendo nossos artigos: