Listen

Description

Para viver bem com Parkinson, com uma boa qualidade de vida, disposição para enfrentar os desafios e sem se sentir vulnerável ou constrangido, alguns passos, que chamamos de Suporte Social, são muito importantes.

Neste podcast, Dr Diego de Castro e Dr Gustavo Franklin conversam sobre estas estratégias que ajudam a melhorar a qualidade de vida da pessoa com Parkinson.

Importância das Associações

Além da questão de que ninguém consegue superar algo sozinho, o paciente com Parkinson "sente coisas que mais ninguém sente".

É difícil para uma pessoa que não tem Parkinson entender, por exemplo, a dor que este paciente sente. Quem vai entender são os outros pacientes com Parkinson. Por isso é tão importante participar de associações. 

Por exemplo, temos a associação Brasil Parkinson (https://www.parkinson.org.br/), a Vibrar com Parkinson (https://vibrarcomparkinson.com.br/) e várias outras espalhadas por todo o Brasil, onde você pode compartilhar suas experiências com pessoas que também estão enfrentando desafios semelhantes aos seus, sem ter medo de se sentir constrangido ou avaliado.

Nas associações, geralmente também é possível obter atendimento de serviços como fisioterapia, fonoaudióloga, nutricionista, que são importantes no tratamento.

Cada Pessoa Tem Seus Próprios Desafios

Uma das formas para não se deixar abater pelos desafios que a doença de Parkinson traz à sua vida é lembrar que todas as pessoas, cada uma, enfrenta seus próprios desafios. 

Sabemos que pode ser difícil, mas é um aprendizado. Não é do dia para a noite, mas aos poucos, é possível aprender a lidar com esta situação.