Truques sensitivos são manobras que o paciente com distonia pode realizar para aliviar temporariamente o sintoma de contração muscular involuntária.
Por exemplo, na distonia cervical, quando o pescoço está em contração para um lado, alguns pacientes percebem que tocar no queixo pode fazer o pescoço relaxar a contração e voltar para o centro.
Os truques sensitivos integram os motivos para que pacientes com distonia sejam estigmatizados. Muitas pessoas acreditam que o fato de realizar uma manobra tão simples ajude a aliviar o sintoma só pode ser porque esta é uma condição psiquiátrica. Mas é exatamente o efeito de um truque sensitivo que nos ajuda a suspeitar da distonia durante o diagnóstico.
Porque Truques Sensitivos Melhoram a Distonia
O princípio envolvido no truque sensitivo é alterar um mecanismo que chamamos de aferência cerebral, a percepção das informações que chegam em nosso cérebro, especialmente relacionadas a sensibilidade. Assim, o cérebro consegue reprogramar a forma como recebe os sinais nervosos e os envia para a região afetada.
Exemplos de truques sensitivos são:
É interessante perceber que o truque que funciona para um paciente pode não funcionar para outros. Cada paciente precisa se observar, para identificar qual é o truque que irá ajudar em seus sintomas. Além disso, esse é um recurso temporário, que não substitui o tratamento e o acompanhamento por um médico especialista em distúrbios do movimento.
Saiba mais sobre a Distonia, lendo nossos artigos: