Geralmente por volta dos 5 anos de doença, começa a fase intermediária da doença de Parkinson. Neste momento, o paciente pode começar a apresentar o fenômeno de OFF e também episódios de freezing ou congelamento de marcha.
Esses fatores também podem prejudicar o equilíbrio do paciente. Se neste momento, o paciente ainda não iniciou a fisioterapia, é imperativo que a prática seja iniciada o quanto antes. Nos estágios intermediários, a prática de fisioterapia tenta manter a atividade aeróbica pelo máximo de tempo possível, para manter e otimizar a capacidade cardiorrespiratória enquanto busca prevenir episódios de queda.
Nesta fase, também buscamos incrementar as práticas com tarefas motoras complexas, ou seja, treinos desafiadores para melhorar a capacidade motora e o foco atencional. o que ajuda a reduzir os episódios de freezing. Podemos utilizar como recursos pistas auditivas, geralmente aplicativos de celular que funcionam como um metrônomo.
Como essas práticas necessitam de um foco atencional mais intenso, é tão importante iniciar a fisioterapia em estágios anteriores, especialmente a atividade aeróbica, que já demonstrou ter efeitos protetores nas funções cognitivas e em melhorar as capacidades físicas do paciente.
Saiba mais sobre a fisioterapia para a doença de Parkinson, lendo nosso artigo: Exercícios Físicos na Doença de Parkinson - Saiba Mais!
Gostou deste podcast? Acompanhe também nosso conteúdo nas outras redes sociais: