Listen

Description

A espasticidade é um fenômeno caracterizado pelo enrijecimento da musculatura geralmente associado com diminuição da movimentação e graus variados de perda de força. Recentemente o canabidiol tem sido utilizado no tratamento da espasticidade.

Entre as doenças que causam espasticidade temos:

Estudos realizados para avaliar a eficácia do canabidiol (CBD) para espasticidade apontaram que a combinação do tetrahidrocanabidiol (THC) com o canabidiol ajuda a relaxar a musculatura, tendo efeito em reduzir a espasticidade. Isso ajuda a reduzir a dor nesses pacientes e facilita para caminhar.

Por esse motivo, pesquisas recentes tentam avaliar o canabidiol nas doenças que têm a espasticidade como sintoma. Por exemplo a Doença de Machado Joseph (ataxia espinocerebelar tipo 3) e a Esclerose Múltipla.

O desafio do canabidiol na espasticidade é o custo do medicamento. A espasticidade não tem cura e para seu tratamento o canabidiol precisa ser usado por longos meses. Antes de identificar seus benefícios na espasticidade, precisamos aumentar a dose do canabidiol aos poucos, para não causar efeitos adversos, como as alucinações. 

Também é importante considerar que o canabidiol não tem efeito curativo sobre a espasticidade. Além disso, para realizar um teste adequado da medicação como tratamento do seu sintoma de espasticidade, é necessário uma utilização do medicamento por ao menos 2 a 3 meses. Antes desse período, é difícil identificar seus efeitos benéficos, já que a dose do medicamento deve ser aumentada aos poucos até chegar a uma dose efetiva.

Leia nossos artigos e saiba mais sobre o uso do canabidiol nas doenças neurológicas: