Listen

Description

Um estudo publicado na Revista Cell trouxe dados muito interessantes sobre os Benefícios dos Probióticos para Pacientes com Parkinson.

Compreendendo o Conceito de Probióticos

Probióticos é o nome dado a um grupo de bactérias que podem viver dentro do intestino, consumindo o que nosso organismo descarta dos limentos e transformando em substâncias benéficas.

Por outro lado, também existem bactérias que, com este mesmo processo, podem fornecer substâncias nocivas, gerando inflamação, especialmente no intestino. Existem evidências atuais de que o intestino de pessoas com Parkinson tem um alto nível de inflamação e bactérias diferentes das encontradas em pessoas sem a doença.

O Estudo com Probióticos em Parkinson

Com o estudo, foi possível demonstrar que um probiótico foi capaz de reduzir a produção da alfa-sinucleína, assim como seus depósitos em nossas células.

A alfa-sinucleína é um aglomerado de proteínas que, ao depositar-se em nossas células nervosas, causa lesões. Este é um dos marcadores da doença de Parkinson, ou seja, a doença é causada devido a perdas neuronais por depósitos de alfa-sinucleína.

Como Introduzir Probióticos na Alimentação do Parkinsoniano

Eu gosto muito de enfatizar a importância de uma boa alimentação, especialmente para os pacientes com Parkinson. Mas esta questão dos probióticos é extremamente importante.

Mesmo que você não utilize aqueles probióticos caros da farmácia, é simples introduzir alguns probióticos em sua alimentação. O iogurte natural, por exemplo, é fonte de lactobacilos, um tipo de probiótico. Ou mesmo o kefir, iogurte também muito conhecido.

Acredito que nossas pesquisas estão avançando para identificar os benefícios destes probiótico mais acessíveis, e nós teremos bons resultados.

Saiba mais sobre a doença de Parkinson, lendo nossos artigos: