Listen

Description

Você sabia que a aplicação de toxina botulínica (Botox) é o melhor tratamento para salivação excessiva (sialorreia)?

Neste podcast, Dr Diego de Castro e Dra Simone Amorim explicam sobre o tratamento da sialorreia com a aplicação de toxina botulínica nas glândulas salivares.

A toxina botulínica é um tratamento para salivação excessiva (sialorreia) validado e seguro, que mostra muitos benefícios quando aplicada corretamente.

A salivação excessiva pode ocorrer por excesso da produção de saliva ou por dificuldade de engoli-la. Bebês, grávidas e pacientes em uso de alguns medicamentos podem apresentar sialorreia espontaneamente. 

Esses pacientes também podem apresentar resolução espontânea da salivação excessiva sem necessidade do tratamento com Botox.

Já na maioria das doenças neurológicas, a salivação excessiva é causada por diminuição da depuração (dificuldade de engolir a saliva). Nesses casos a aplicação de toxina botulínica (Botox) nas glândulas salivares diminui a produção de saliva em cerca de 60-80% sendo o melhor tratamento para a sialorreia.

Entre as causas de salivação excessiva que precisam do tratamento com Botox estão:

1. Doença de Parkinson

2. Esclerose Lateral Amiotrófica

3. Paralisia Cerebral Infantil

4. Parkinsonsismos (Paralisia Supranuclear Progressiva, Atrofia de Múltiplos Sistemas, Degeneração Corticobasal)

5. Doenças Neuromusculares em geral

6. Sequelas de AVC

Além da toxina botulínica outros medicamentos são utilizados para tratamento da sialorreia. São eles:

Em geral, a maioria desses medicamentos para tratamento da salivação excessiva, quando usados em altas doses, podem causar efeitos colaterais como: constipação e até confusão mental.

Como é realizada a Aplicação da Toxina Botulínica para Tratamento da Salivação Excessiva nas Doenças Neuromusculares

A aplicação é realizada nas glândulas salivares. Assim, as glândulas ficarão menos ativas na produção e liberação da saliva, reduzindo o quadro de sialorreia.

Para pessoas com doenças neuromusculares, durante muito tempo havia um certo receio de realizar a aplicação da toxina e isso causar complicações como dificuldade para engolir e respirar. Atualmente, sabemos que quando a glândula é bem localizada e as doses são bem ajustadas, é possível oferecer um tratamento com segurança para esses pacientes.

Quer saber mais sobre o tratamento da sialorreia com Botox? Acesse nossos artigos: