Muitas pessoas ainda têm um certo receio em relação ao tratamento de crianças com toxina botulínica, especialmente porque pensam na questão estética, e não exatamente no tratamento de condições neurológicas.
Neste podcast, Dr Diego de Castro e Dra Simone Amorim explicam sobre o tratamento de condições neurológicas com a aplicação de toxina botulínica nas crianças.
A Toxina Botulínica nas Crianças
As crianças podem utilizar a toxina botulínica a partir dos 2 anos de idade, pois os testes científicos que já foram realizados aconteceram com crianças a partir desta idade.
O médico neurologista infantil precisa estar capacitado para a aplicação de toxina botulínica em crianças, pois é um tratamento muito eficiente e necessário para a faixa etária pediátrica.
Indicações do Tratamento
A principal indicação do tratamento com toxina botulínica é a paralisia cerebral. Quando a toxina botulínica é injetada nos membros de crianças com espasticidade, ela induz uma redução temporária no tônus muscular.
Outra indicação é para a sialorreia, a salivação excessiva, que também acontece muito em crianças com paralisia cerebral. Nessas crianças, há aumento de produção de saliva e o quadro é agravado por incoordenação muscular e dificuldades de percepção.
Em nossos artigos, veja alguns exemplos de aplicação de toxina botulínica em crianças: