Publicado originalmente em 16 de junho de 2020
Arte da Vitrine: Selma Bosch
As vidas pretas sempre importam, e muito! E por isso nós trazemos este episódio mais que especial de ESTÚDIO CODICILO no qual vamos falar sobre o assassinato de George Floyd e as manifestações que se seguiram.
E para fazer este programa, Fábio Zavitóski, Diego Spósito e Rodrigo Pompeu trazem duas pessoas maravilhosas: Miriam Vieira, atriz, diretora e afroempreededora, e Fabio Gil, nosso correspondente internacional, e juntos vamos tentar entender, à luz deste caso, como que a nossa sociedade tratam as pessoas pretas.
E não apenas isso, vamos trazer o factual minuto-a-minuto do que realmente aconteceu no caso, como as manifestações se desenrolaram em território americano, as estruturas sociais montadas para opressão, os movimentos antimonumento e muito mais.
Porque não basta apenas ser racista – é preciso ser antirracista e se manter com postura ativa e consciente! O ESTÚDIO CODICILO apoia fortemente quaisquer ações que visam propor uma sociedade mais justa e igual. De forma imediata.
E para acompanhar este podcast somente o som de artistas pretos, desde a interpretação pungente de “A Carne”, de Elza Soares, da música de autoria de Marcelo Yuka e Seu Jorge, até a instrumental “Alabama”, de Jonh Coltrane, que retrata a história de uma Igreja Batista que, em 1963 na cidade de Birmigham, Alabama, foi bombardeada por supremacistas brancos do Ku-Klux-Klan, e levou a morte de 4 meninas pretas. E claro, Nina Simone!
Então não perca este episódio e compartilhe com seus amigos! Vamos aumentar o alcance da mídia podcast e do hábito das boas conversas!
Músicas
Duração: Duas Horas e Meia (Maior Episódio de Todos os Tempos!!!!)