Listen

Description


O letramento racial é um conceito que busca conscientizar e fomentar o entendimento sobre a questão racial, suas histórias, formas de discriminação e as lutas por igualdade.
Vai além do reconhecimento de manifestações explícitas de racismo, englobando também a compreensão das diversas dimensões em que o racismo se manifesta de forma sutil e velada. Ele busca ampliar a consciência crítica das pessoas em relação a essa temática, proporcionando a quebra de estereótipos, o combate ao preconceito e a promoção da equidade.
É uma ferramenta fundamental para a transformação social, pois contribui para a desconstrução de discursos e práticas discriminatórias.
Para conversar sobre o tema, nossa apresentadora Bárbara Bastos conversou com a Arte Educadora Rosa Maria, integrante do MPPW (Movimento Preto na Pedagogia Waldorf), colaboradora e coordenadora do Movimento Waldorf Antirracista, fundadora/professora/gestora do Jardim Aroeira (Olinda-PE) e pesquisadora.
O episódio também contou a divulgação de duas músicas, Rompe Mato e Pena Branca, de Antônio de Hollanda (@antoniodehollanda_) e Muriquinho Piquinino, de Clementina de Jesus.
O programa Realidades vai ao ar no domingo dia 03 de Dezembro, às 18h, na Rádio Universitária FM 99.9, na Rádio Paulo Freire AM 820 e pelo site http://radio.ntvru.ufpe.br/ e nas principais plataformas de podcast.
Nosso projeto tem parceria com o Departamento de Música da UFPE (@musicac.ufpe).
Nossa chamada tem a música Sandaia de Coro, do disco Afluências de @paulabujesviolino e @huff.pedro | Composição de @adrianocoelhooficial | Voz de @betaferralc