No episódio 36 do Viajantes Bem Vividas, o 1º podcast de viagem feito por duas mulheres 60+, conversamos com Eglea Senna, uma mineira super simpática e talentosa, que trabalha com bordado em máquina de costura, uma técnica bem antiga, numa utilização contemporânea. Gostamos de trazer para a geração prateada histórias que inspirem e esse bate papo foi exatamente assim.
Eglea nos contou que aprendeu a bordar muito pequena e não gostava, pois naquela época era obrigação para as meninas. No entanto, ao longo da vida, o bordado foi ressignificado e lhe serviu como ganho complementar.
Após anos de trabalho em outra área, se reinventou com o bordado, hoje, importante fonte de renda. Seus bordados remetem a cenas rurais que ela observa e admira em suas viagens por Minas. O cenário urbano também está presente e é sempre enriquecido, criativamente, com árvores e pássaros.
Ao longo dos anos conheceu bordadeiras de diferentes lugares do mundo e como valoriza a troca de conhecimento, Eglea interagiu com essas pessoas, mesmo não dominando outro idioma, e assim foi aprendendo muito. Vejam que legal enfrentar os desafios transformando-os em oportunidades.
Eglea trabalha “sozinha” em seu quarto de costura/oficina, que fica no quintal de casa, e como ela mesma diz, lá cabem todos os seus retalhos, linhas, ideias e sonhos. Chegamos ao final com a certeza que a idade não é fator limitante para redescobrirmos nossos talentos, desenvolvermos novas habilidades, tirarmos os projetos do papel e viajarmos da forma que amamos!
Siga Eglea e acompanhe sua arte no Instagram @eglea_senna
Siga as redes sociais de Lilian Azevedo
Blog Uma Senhora Viagem Instagram @umasenhoraviagem Facebook Pinterest:
Siga as redes sociais de Sylvia Yano
Blog Sentidos do Viajar Instagram @sentidosdoviajar Facebook YouTube Pinterest