Nesse mês de maio, teremos uma data muito importante: o dia das mães. Pensando nisso, nós, aqui do Insight, produzimos um episódio especial para falarmos sobre o “ser mãe”, essa figura tão complexa de importância indiscutível para o nosso desenvolvimento. Mas será que sabemos realmente o que é ser mãe?
A verdade é que fazemos suposições e acreditamos, até mesmo, que exista um determinante “instinto materno”. Tanto que quando uma mulher, principalmente, diz não possuir o desejo de ter filhos, muitos fazem julgamentos. Mas a maternidade não é algo que está enraizado nas pessoas no sentido de ser uma obrigação. Ela pode ou não acontecer. A escolha é de cada pessoa.
Mas também existem muitas cobranças em cima de quem decide ser mãe. Cobranças externas, claro, mas também cobranças internas por ser perfeita, fazer tudo certo, nunca errar. E isso só gera ansiedades e inquietações desde a gestação. Tais emoções podem até mesmo prejudicar a gravidez.
No episódio desta segunda conversaremos sobre o ser mãe a partir da perspectiva da Psicologia. Além de compreendermos sobre o tal do instinto materno, vamos também explicar como a Psicologia pode auxiliar a mãe no início da gestação, traremos foco sobre a importância da rede de apoio e falaremos ainda sobre o vínculo entre bebê e mamãe. E não se esqueça de que o nosso contato pode continuar lá no Instagram, pelo @InsightPsicologias. Tenha uma excelente escuta e já adiantamos o nosso desejo por um feliz dia das mães!