Post Tenebras Lux (latim) significa “depois das trevas, a luz”. Este lema criado por João Calvino trata-se do retorno da luz (o Evangelho), retratando os anos anteriores de trevas (idade média) onde a igreja havia perdido o verdadeiro evangelho da centralidade de Cristo, mas que foi recuperada no que conhecemos como Reforma Protestante.
Outubro é o mês da Reforma Protestante e nós não podemos deixar isso passar em branco?
Nosso desejo é instruir você para conhecer a nossa história como igreja protestante.
Em 31 de Outubro de 1517 as 95 teses são fixadas na porta do castelo de Wittnberg, por um homem chamado Martinho Lutero. Convidado a se retratar na Dieta de Worms, Lutero lança a seguinte respostas:
A menos que possa ser refutado e convencido pelo testemunho da Escritura e por claros argumentos; estou conquistado pela Santa Escritura citada por mim, minha consciência está cativa à Palavra de Deus: não posso e não me retratarei, pois é inseguro e perigoso fazer algo contra a consciência. Esta é a minha posição. Não posso agir de outra maneira. Que Deus me ajude. Amém!”.
505 anos depois aqui estamos, com nossas bíblias nas mãos, conhecendo e pregando o evangelho de Cristo. Os feitos da reforma nos mostra claramente através das Escrituras (Sola Scriptura) que somos salvos pela graça (Sola Gratia), mediante a fé (Sola Fide) em Jesus Cristo (Solus Christus), único que pode perdoar pecados. Tudo isso, acontece somente para a glória de Deus (Soli Deo Glória).
Então, a menos que sejamos convencidos pelas escrituras, eis a nossa posição.
Não podemos agir de outra maneira a não ser trazer a tona o que foi conquistado pela Reforma Protestante que é uma compreensão correta de salvação para a glória de Deus e que é revelado a nós nas escrituras. Por isso falamos hoje sobre o que aconteceu no passado para que fosse possível chegarmos até aqui.
Soli Deo Gloria