Listen

Description

Nascido em Taquara-RS, Menalton Braff transferiu-se na década de 60 para São Paulo, onde concluiu o curso de Letras, na Universidade São Judas Tadeu. Vive atualmente em Serrana, pequena cidade na região de Ribeirão Preto, por ser um lugar em que ele consegue fechar os olhos e deixar solta a imaginação.

Em 1999, a Editora Palavra Mágica, de Ribeirão Preto, publicou sua coletânea de contos À sombra do cipreste, com que conquistou o Prêmio Jabuti 2000 - livro de ficção do ano. Em 2006, a Bertrand Brasil lançou nova coletânea de contos, A coleira no pescoço, com a qual ele foi finalista do Prêmio Jabuti 2007, e, pela mesma editora, foi lançado nesse mesmo ano de 2007, o romance A muralha de Adriano, selecionado para concorrer ao Prêmio Portugal Telecom. Esse livro também foi finalista do Jabuti 2008, finalista do I Prêmio São Paulo de Literatura, e menção honrosa do Prêmio Casa de las Américas (La Habana), em 2009.

Menalton Braff também realiza Oficinas de Escrita, participa de Salões, Feiras e Bienais do Livro e vem proferindo palestras em escolas públicas e particulares.

Em 2020 foi agraciado com o prêmio Machado de Assis, para romance, da Biblioteca Nacional com Além do Rio dos Sinos.

Entrevista gravada em 01/02/2022.