Listen

Description

Tom Farias é formado em Letras, com especialização em Literatura Brasileira, jornalista, escritor, crítico literário, ensaísta, dramaturgo e roteirista. Tem quinze livros, entre biografias, romances e ensaios literários, com destaque para os premiados Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil (Pallas Editora), finalista do prêmio Jabuti 2009, e José do Patrocínio: a pena da abolição (Editora Kapulana, 2ª edição).   

Também é autor dos romances Os Crimes do Rio Vermelho (Papa-Livro Editora) e A Bolha (Patuá), escrito e publicado na pandemia. Publicou Carolina, uma biografia (Malê), finalista do Jabuti de 2019, e premiado pela Flup, e Escritos negros: crítica e jornalismo literário (Malê, 2021).  Conquistou os prêmios da Academia Brasileira de Letras, Câmara Catarinense do Livro e a medalha de Honra ao Mérito do Governo do Estado de Santa Catarina (1998). Em 1996, seu livro Poemas inéditos de Cruz e Sousa ficou entre os 10 melhores na seleção da revista Veja. Na dramaturgia, participou do programa “Espelho”, dirigido por Lázaro Ramos.   

Atualmente coordena o Centro de Estudos em História e Literatura Afro-Brasileira, da Universidade Zumbi dos Palmares. Foi professor convidado do curso de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais da Universidade Cândido Mendes. No momento é Embaixador do Instituto Adus de Apoio aos Refugiados no Brasil.  Faz parte do Conselho Curador do Grupo Folha de S. Paulo: 200 Anos, 200 Livros, juntamente com Heloisa Starling (UFMG) e Sérgio Dávila (Grupo Folha). É membro eleito da Academia Carioca de Letras.  

Entrevista gravada em 26 de outubro de 2021.