Oie coisinhas lindas. Depois de uma lindíssima e superpotente leva de episódios sobre masculinidades, hoje finalmente trazemos elas para falar: as mulheres. E já lançamos a pergunta que dá título ao nosso episódio: “Já ouviu falar em Feminismo Asiático?”. Nosso tema da vez busca introduzir um debate extremamente importante, que ainda é pouco discutido no nosso país, e que precisa ser divulgado e conhecido: as pautas e experiências de mulheres asiáticas no Brasil.
Quem são essas mulheres? Quais as experiências e lutas políticas que elas têm para nos contar? Como a gente pode falar de Feminismo do ponto de vista das especificidades que essas narrativas colocam? Muitas perguntas que nos mobilizam e convidam à discussão. Portanto, temos como convidadas duas mulheres da diáspora asiática para nos ajudar a empreender um debate qualificado e – sempre válido lembrar – informado pela Ciência.
Conosco no quadro Senta Que Lá Vem História, temos Juily Manghirmalani, mulher de ascendência indiana, militante, cineasta e pesquisadora. Juily divide com a gente parte de sua trajetória, seu reconhecimento como mulher de origem asiática, suas experiências e contribuições para a luta feminista.
E não acaba por aí! No quadro A Ciência do Assunto, recebemos Laís Miwa Higa, mulher de origem okinawana, doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, militante e pesquisadora de ativismos asiático-brasileiros nas vertentes feministas, LGBTQIA+ e antirracistas. A Laís traz um pouco dos seus estudos e trabalhos para explicar melhor para a gente do que se trata o Feminismo Asiático, quais as implicações da interseccionalidade e dos marcadores sociais nas lutas feministas, bem como de que formas as mulheres asiáticas no Brasil tem produzido discursos e movimentação política nos últimos anos.
Sensacional, né? Então é só chegar, gente! Vamos sentar e discutir um bocado sobre esses temas que são tão relevantes: feminismos, lutas políticas no Brasil, e tantas histórias e experiências de mulheres que ainda não são amplamente reconhecidas e contadas como deveriam. Bora abrir essa janela juntos?
E como tudo que a gente fala é baseado na Ciência, a gente também observa brevemente os conceitos de colonialidade e feminismo decolonial, para nos ajudar a compreender melhor os pontos trazidos pelas convidadas e dar ainda mais sustança nesse debate que já é tão rico.
Seguem as referências do episódio, lindas, lindes e lindos:
Artigo de Laís Miwa Higa, Juily Manghirmalani e Caroline Ricca Lee: Narrativas Asiáticas Brasileiras – Identidade, Raça e Gênero (Capítulo do livro ‘Ensaios Sobre Racismos: pensamento de fronteira’). Disponível AQUI!
Artigo de Laís Miwa Higa: Eu Achava Que Era Branca – Raça e Gênero no Feminismo Asiático Brasileiro. Disponível AQUI!
Artigo de Laís Miwa Higa: O Que É Asiático Brasileiro? Disponível AQUI!
Artigo de Laís Miwa Higa, Caroline Ricca Lee e Gabriela Akemi Shimabuko: Feminismo Asiático, Capítulo do livro 'Explosão Feminista', de Heloísa Buarque de Hollanda.
Conheça mais sobre nossa equipe:
Coordenação: Larissa Pelúcio (UNESP) e Anna Uziel (UERJ) / Equipe de mídias, conteúdos e vozes do podcast: Paulo Borges Freitas Neto, Nara Mulati, João Victor Cruz Favaro Vieira, Leda Leite Ferreira, Giovanna Dias Santana, Vítor de Lima Fantin, Aressa Joel, Igor Haruo Terassaka Hirao, Bárbara Schiavon Beline, Laura Botosso, Luiz Fernando Wlian e Ander Haruo. / Equipe Técnica: Guilherme Contini (coordenador), Felipe Bulim, Taíla Valéo e Luis Miguel