Eae, meus corpos falantes favoritos. No episódio passado, falamos sobre as diferentes masculinidades, sobretudo sobre as masculinidades hegemônicas, centro de gravidade dos modos de se "garantir" como homem. Todavia, deixamos você na falta, afinal, não falamos sobre a transmasculinidade e neste episódio a gente coloca na roda essa discussão.
Para isso, chamamos, claro, homens trans para falar sobre sua experiência em diálogo com os estudos de gênero na compreensão da maquinaria heteronormativa a qual determina que a “norma” é ser heterossexual e cisgênero, colocando no esgoto, no errado, na doença e impuraze outras formas de existência.
Conosco, Jonas Maria (@jonasmariaa), mais uma celebridade e influencer em nosso podcast. Formado em letras pela UFSJ com pós-graduação em semiótica, Jonas Maria trabalha atualmente com produção de conteúdos digitais e como resenhista e escritor. Ele conversa com nosso querido Ander (@anderharuo), estudante de Design da Unesp Bauru e membro desse podcast desconstrutor e arquiteto de contrassexualidades.
E tem mais: nosso papo científico conta com Guilherme Silva de Almeida, professor adjunto da Escola de Serviço Social da UFRJ. Gui, para os íntimos, fez graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências pela FIOCRUZ e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Uerj, possuindo uma vasta experiência em temas relacionados à diversidade sexual e de gênero, políticas de saúde, direitos sexuais, relações étnico-raciais, população trans, saúde sexual e muito mais que não cabe aqui pelo limite de linhas.
Tá bom demais, né ?! Então, bora com a gente discutir, refletir e falar sobre temas como: masculinidades trans, heteronormatividade, população trans, saúde sexual, políticas públicas, o que pode um corpo trans e muuuuuuuita coisa mais. E, como somos científicos e chiquérrimos, nós também trouxemos uns conceitos e algumas ideias do filósofo Paul Preciado para nos ajudar a compreender um pouco mais sobre as tecnologias sexuais que inscrevem a sexualidade dos corpos no binômio homem e mulher, tu não vai querer ficar fora dessa, né ?!!
Seguem as ref do episódio, coisa mais linda:
JOÃO NERY | LGBT+60: Corpos que Resistem
https://www.youtube.com/watch?v=wABZUUpfTMY
Dissertação (mestrado) Rafaela Vasconcelos: Homens com T maiúsculo.
Artigo Rafael Haddock-Lobo: Preciado e o Pensamento da Contrassexualidade
https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26776
Artigo Rafael Haddock-Lobo: Que "corpo" é esse de Preciado? (Ou que corpos depreciados são esses?)
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/36509
Por aqui o trabalho é feito com uma equipe maravilhosa. Conheça mais sobre ela!
Coordenação:
Larissa Pelúcio (UNESP) e Anna Uziel (UERJ)
Equipe de mídias, conteúdos e vozes do podcast:
Paulo Borges Freitas Neto, Nara Mulati, João Victor Cruz Favaro Vieira, Leda Leite Ferreira, Giovanna Dias Santana ,Vítor de Lima Fantin, Aressa Joel, Igor Haruo Terassaka Hirao, Bárbara Schiavon Beline e Laura Botosso.
Equipe Técnica:
Guilherme Contini (coordenador), Felipe Bulim, Taíla Valéo e Luis Miguel.