Oláááá, coisa mais tchaki tchaki. Nesse terceiro episódio que fizemos em razão dos 15 anos de Lei Maria da Penha, resolvemos falar um pouco sobre o gênero do qual a lei tenta proteger a mulher: o homem tóxico. Apesar que, cai entre nós, meu amor, esse termo não é nada interessante para discutirmos as relações de gênero. Para alargar essa discussão vamos discutir aS masculinidadeS. E aí, não tem como… entra o conceito masculinidades hegemônicas (acredito que nunca ouvir falar sobre, né ?! atiçou sua curiosidade, vai).
Para isso chamamos duas pessoas incríveis: Pedro de Figueiredo, carioca, publicitário que incomodado com o modo do homem estar nesse planeta, após uma série de cursos, criou e idealizou o grupo reflexivo MEMOH, cujo nome busca inverter a palavra homem, evidenciando a subversão, reflexão e ressignificação que o grupo busca obter em relação ao que é ser homem, tendo sempre ao horizonte as relações de gênero e a equidade entre estes. Projeto suuuper importante, afinal, como você vai escutar o Pedro falando: tá mais que na hora dos homens assumirem seus BOs e compreenderem que os problemas de gênero são problemas deles também.
Em segundo, mas nem de longe menos importante, temos a Isabela del Monde, advogada braba, fundadora da Gema Consultoria em Equidade, coordenadora do Meetoo Brasil e mais mil coisas que dá para você ver no linkedin dela, vem aqui falar conosco sobre a Lei Maria da Penha e de que maneira o gênero se inscreve nas relações héteros e violentas e de que forma esta lei necessária auxilia na construção de uma sociedade mais equânime. Olha só, temos um indivíduo e indivídua que buscam o mesmo: uma sociedade mais top (e menos heterotop).
Entããaãõ, coisa preciosa, “aperte o pray” e venha com a gente discutir um pouco sobre masculinidades, gêneros hegemônicos, pedagogias de gênero, relações violentas, Lei Maria da Penha e as anedotas da Gesi. Te esperamos, lá.
Pega as ref:
Feminicídio - avanços e desafios
https://ibdfam.org.br/noticias/8233/
Sobre o assassinato de Ângela Diniz
https://www.youtube.com/watch?v=jqPIbERHnxM
Podcast “Praia dos Ossos”
https://open.spotify.com/show/2Kki0lWqyMWegWAFe2mZOg
Sobre Maria da Penha
https://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
Lei Maria da Penha - n° 11.340/2006
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm
Artigo do Pedro que falamos lá - Grupos reflexivos de gênero para homens no ambiente virtual - primeiras adaptações, desafios metodológicos e potencialidades
https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/606
MEMOH
https://memoh.com.br/
Porque Homem Não Chora (É Só Dizer Que Sim)
https://www.youtube.com/watch?v=QLoZhUpzNzQ
Por aqui o trabalho é feito com uma equipe maravilhosa. Conheça mais sobre ela!
Coordenação:
Larissa Pelúcio (UNESP) e Anna Uziel (UERJ)
Equipe de mídias, conteúdos e vozes do podcast:
Paulo Borges Freitas Neto, Nara Mulati, João Victor Cruz Favaro Vieira, Leda Leite Ferreira, Giovanna Dias Santana ,Vítor de Lima Fantin, Aressa Joel, Igor Haruo Terassaka Hirao, Bárbara Schiavon Beline e Laura Botosso.
Equipe Técnica:
Guilherme Contini (coordenador), Felipe Bulim, Taíla Valéo e Luis Miguel.