Olá, meus amores e amoras! Nesse episódio que abre com chave de ouro a segunda temporada do podcast Gênero sem Ideologia, discutimos sobre questões envolvendo raça, moda e ativismo com a incrível Carol Barreto. Através do termo Modativismo, cunhado pela própria convidada, compreendemos as formas de ir na contramão dos saberes hegemônicos a respeito da moda e dos corpos, subvertendo a branquitude daquilo que aprendemos a associar com o glamour e com uma certa frivolidade. O Modativismos questiona o que é normatizador e eurocêntrico para abrir espaço a corpos que são, na maioria das vezes, marginalizados - como corpos pretos e trans. Também tentamos responder a algumas indagações: Como é possível fazer ativismo através da arte? Afinal de contas, o que é arte? Qual sua função?
No Retorno do Recalcado, discutimos sobre o termo “posicionalidade”, tateando também sobre o termo discutido por Djamila Ribeiro - “local de fala” - e a importância de destacarmos de quais lugares (geográficos, raciais, de gênero…) determinadas falas e produções de conhecimentos vêem.
Se ficou curiose para saber mais, vem com a gente nesse episódio descobrir todas as potencialidades de transformação através da moda!
Para saber mais sobre o trabalho da maravilhosa Carol Barreto e sua equipe: @carolbarretocob e http://www.carolbarreto.net/acerca/.
Por aqui o trabalho é feito com uma equipe maravilhosa. Conheça mais sobre ela!
Coordenação: Larissa Pelúcio (UNESP) e Anna Uziel (UERJ)
Equipe de mídias, conteúdos e vozes do podcast: Paulo Borges Freitas Neto, Giovanna Dias Santana, Igor Haruo Terassaka Hirao, Laura Botosso, Ander Haruo Kimoto De Almeida, Bruno Tarossi, Luiz Fernando Wlian, Lina Emy Tei Kadomoto, Laiz Helena Borges, Luiza Lisboa, João Vitor Andrade.
Equipe Técnica: Guilherme Contini (coordenador), Felipe Bulim, Taíla Valéo, Luís Miguel