Oie coisinhas lindas! Esse episódio é mais um exemplar do recheadão de novidades da nossa nova temporada de 2022. Se vocês ouviram o último episódio, o Rolezinho (aliás, se não ouviram, já sabem, né?), vocês perceberam que agora estamos com episódios especiais que versam sobre os conteúdos que a gente ama desde sempre, só que com abordagens mais dinâmicas e novas em folha. Incrível, né? Pois bem, o episódio de hoje é mais uma das novidades da temporada do Gênero Sem Ideologia. Gesi, animadíssime, recebe nosso parceiro Luiz para inaugurar o especial Resenha!
O episódio RESENHA é um episódio mais enxuto e que vai direto ao ponto, em que a gente vai trazer um apanhadão crítico sobre algum filme, série, videoclipe, música, novela, publicidade, ou qualquer produto ou evento artístico, cultural ou midiático que chame a nossa atenção e desperte debate engajado com as pautas do nosso podcast, e que a gente possa ler através das questões de gênero, sexualidade, raça, recortes sociais que gerem discriminação, preconceito, violência estrutural, entre outras coisas que possam ser vistas pelas lentes do debate crítico e da Ciência. Superbabado, concordam?
E nessa estreia lindona do Resenha, o Luiz vai explanar um bocado sobre o filme Medida Provisória, um longa-metragem brasileiro que estreou recentemente e já deu bastante burburinho e polêmica pelas telonas Brasil (e mundo) afora. Esse é o primeiro filme do Lázaro Ramos como diretor, mas não só por isso o filme é grande sucesso. Medida Provisória está longe de ser um filme ordinário. É uma obra que encena uma ficção repleta de provocações sobre racismo no Brasil, sobre a realidade de pessoas pretas e afrodiaspóricas diante da perseguição e do julgo do Estado. O filme trata de raça, das discriminações do cotidiano, do embate racial na nossa cultura e nas relações sociais. Só por aí já dá para notar a qualidade do debate que ele pode levantar. Mas sem spoilers, ouçam o episódio, que tá bom demais!
Bora mais uma vez discutir, refletir, fazer inferências e se deixar tocar por esse e tantos outros temas que buscam fazer da nossa sociedade um lugar mais legal e com mais amplitude de ideias, corpos e formas de ser. E como somos chiquérrimos, contamos com a Ciência para nos ajudar nessa empreitada. Vamos juntes?
Por aqui o trabalho é feito com uma equipe maravilhosa. Conheça mais sobre ela!
Coordenação: Larissa Pelúcio (UNESP) e Anna Uziel (UERJ)
Equipe de mídias, conteúdos e vozes do podcast: Paulo Borges Freitas Neto, Giovanna Dias Santana, Igor Haruo Terassaka Hirao, Laura Botosso, Ander Haruo Kimoto De Almeida, Bruno Tarossi, Luiz Fernando Wlian, Lina Emy Tei Kadomoto, Laiz Helena Borges, Luiza Lisboa, João Vitor Andrade.
Equipe Técnica: Guilherme Contini (coordenador), Felipe Bulim, Taíla Valéo