Oie coisinhas lindas! Esse episódio é mais um especial Resenha, que segue no tema da religiosidade. Recebemos mais uma vez nosso parceiro Luiz para falar de mais produtos culturais que dialoguem com nossos temas de interesse.
Vale relembrar: O episódio RESENHA é um episódio mais enxuto e que vai direto ao ponto, em que a gente vai trazer um apanhadão crítico sobre algum filme, série, videoclipe, música, novela, publicidade, ou qualquer produto ou evento artístico, cultural ou midiático que chame a nossa atenção e desperte debate engajado com as pautas do nosso podcast, e que a gente possa ler através das questões de gênero, sexualidade, raça, recortes sociais que gerem discriminação, preconceito, violência estrutural, entre outras coisas que possam ser vistas pelas lentes do debate crítico e da Ciência. Tudo de bom, né?
E nesse episódio, o Luiz vai debater um pouco sobre dois filmes: o Boy Erased, um longa-metragem estadunidense de 2018, e o Orações Para Bobby, um telefilme, também estadunidense, lançado em 2009. Ambos são filmes que tratam de protagonistas gays que sofrem o julgo do conservadorismo e do fundamentalismo religioso, e que por conta disso são submetidos a opressões e violências que, em alguns casos, os levam para momentos extremos. Temas fortes, sensíveis e extremamente relevantes de se debater. Sem mais spoilers, ouçam o episódio!
Bora mais uma vez discutir, refletir, fazer inferências e se deixar tocar por esse e tantos outros temas que buscam fazer da nossa sociedade um lugar melhor e com mais amplitude de ideias, corpos e formas de ser. E como somos chiquérrimos, contamos com a Ciência para nos ajudar nessa empreitada. Vamos juntes?
Por aqui o trabalho é feito com uma equipe maravilhosa. Conheça mais sobre ela!
Coordenação: Larissa Pelúcio (UNESP) e Anna Uziel (UERJ)
Equipe de mídias, conteúdos e vozes do podcast: Paulo Borges Freitas Neto, Giovanna Dias Santana, Igor Haruo Terassaka Hirao, Laura Botosso, Ander Haruo Kimoto De Almeida, Bruno Tarossi, Luiz Fernando Wlian, Lina Emy Tei Kadomoto, Laiz Helena Borges, Luiza Lisboa, João Vitor Andrade.
Equipe Técnica: Guilherme Contini (coordenador), Felipe Bulim, Taíla Valéo, Luis Miguel.
Referências:
BOY ERASED. Direção: Joel Edgerton. Produção: Focus Features. Estados Unidos: Universal Pictures, 2018 (104 min.).