Listen

Description

A democracia clássica, também conhecida como aristotélica, é definida como o governo do povo pelo povo, ou seja, o governo onde o povo toma parte efetiva no estabelecimento das leis e na designação dos funcionários que têm de executá-la e administrar a coisa pública. O poder reside nas mãos de todos aqueles que gozam do direito de cidadania. Entende-se como cidadão o indivíduo que tem capacidade legal para votar e ser votado, o que, para Aristóteles, significava os homens livres das cidades gregas.
Diferentemente da democracia atual, a democracia grega era direta, ou seja, os cidadãos se reuniam em assembléia para tratar de assuntos importantes do governo da cidade-estado, como declaração de guerras, julgamentos de certos crimes e escolha de magistrados e funcionários. A democracia clássica é essencialmente de ordem política, sem preocupações de ordem econômica. É individualista, pois considera os indivíduos titulares isolados de direitos políticos, não reconhecendo nenhum grupo intermediário entre o Estado e os indivíduos, e também igualitária, pois todos os cidadãos possuem os mesmos direitos políticos, visando a liberdade política, no sentido de dar aos cidadãos participação efetiva no governo.

Definição por Heloíse Reis Ventura e voz por Fernanda Yumi Wakayama, que são graduandas de Relações Internacionais e Integração na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). // Trabalho apresentado como requisito para obtenção de créditos na disciplina de Teoria Política Moderna no período 2021.9 ministrada pela docente Renata Peixoto de Oliveira.