O liberalismo é uma doutrina filosófica com expressões concretas no terreno político, econômico e social, cujos pilares fundamentais são a liberdade individual, a limitação do papel do Estado na vida civil e nas relações econômicas, a proteção da propriedade privada, a igualdade perante a lei sustentada no Estado de direito, a separação de poderes e a tolerância de crenças. Como tal, o liberalismo é um sistema político essencialmente compatível com a democracia republicana do tipo representativo.
O liberalismo nasce em oposição ao absolutismo, e se inspira nas ideias de John Locke, considerado o pai do liberalismo, e de pensadores do Iluminismo como Montesquieu, Voltaire, ou Jean Jacques Rousseau, assim como dos britânicos Adam Smith e John Stuart Mill.
Definição Mónica Elizabeth Santacruz Dellvale, tradução por Julio Durelian, e voz por Fernanda Yumi Wakayama, que são graduandos de Relações Internacionais e Integração na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). // Trabalho apresentado como requisito para obtenção de créditos na disciplina de Teoria Política Moderna no período 2021.9 ministrada pela docente Renata Peixoto de Oliveira.