A monarquia é um sistema de governo em que uma pessoa — o(a) monarca — se mantém estável no topo da organização estatal desde sua elevação ao trono até sua morte ou abdicação, baseado nos princípios da tradição e hereditariedade que vigoram no Estado monárquico.
A monarquia absolutista é aquela em que os poderes estão centrados na figura do(a) monarca, que pode legislar, executar e julgar transgressões, independente da ação de outros órgãos do Estado.
A monarquia constitucional, por sua vez, é aquela em que os poderes do(a) monarca estão explícitos na Constituição, tornando a monarquia um órgão do Estado, não uma entidade acima dele. Na maior parte das monarquias constitucionais modernas, o(a) monarca exerce o papel de Chefe de Estado, e uma figura política eleita, normalmente um(a) Primeiro-Ministro(a), exerce o papel de Chefe de Governo.
Definição por: Vitor Augusto Araújo Rissatti, graduando de Relações Internacionais e Integração na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Voz por: Fernanda Yumi Wakayama, graduanda de Relações Internacionais e Integração da UNILA // Trabalho apresentado como requisito para obtenção de créditos na disciplina de Teoria Política Moderna no período 2021.9 ministrada pela docente Renata Peixoto de Oliveira.